Como Trabalhar em Casa, 10 dicas imperdíveis

 

Quem não gostaria de não ter que pegar ônibus todos os dias para o trabalho? Acordar, tomar um café da manhã e com dez ou quinze passos chegar ao seu escritório?

Ótima ideia não é? E isso pode ser possível sim, não pense que será fácil, que existe uma fórmula milagrosa ou um botão mágico, depende do seu esforço e dedicação.

Vamos falar neste artigo sobre ideias que você pode se inspirar e quem sabe se tornar um empreendedor e ser seu próprio patrão?

É comum vermos jovens trabalhando fora de sua área de atuação, ou pessoas com mais de dez anos de trabalho , frustradas com seu emprego e pensando em uma solução para mudar de vida.

Então vamos ver formas alternativas de trabalho, quem sabe um a delas mude a sua vida?

Aqui vão algumas dicas de como trabalhar em casa:

  • criar um ambiente próprio para seu trabalho, um local onde você possa se concentrar, sem distrações;
  • criar uma rotina diária de trabalho e cumpri-la com determinação;
  • mesmo sendo um trabalho feito em casa, é preciso legalizá-lo, atenção a este ponto;
  • divulgar seu trabalho entre seus  familiares e amigos e também para outras pessoas.

Trabalhar em casa não é a mesma coisa que ter um negócio próprio:

 

Você tem duas opções para ter seu home office. tendo seu próprio negócio ou trabalhar para um empresa ou uma outra pessoa , na sua própria casa.

Você precisa se decidir onde se encaixa, e para isso vou te ajudar.

Ter um trabalho remoto:

Você pode trabalhar para em empresa ou uma pessoa, isto se chama trabalho remoto, e funciona assim: você tem seu escritório em casa e trabalha como colaborador para um empresa ou uma pessoa, basta ter um acesso a internet.

Em sua casa você organiza seu local de trabalho, para ter profissionalismo e segue sua rotina de trabalho, pode ser também um freelancer. Depende de suas habilidades.

O colaborador convencional tem todos os direitos trabalhistas , como carteira assinada e tudo o mais, ou ter um contrato assinado, no caso do freelancer, determinando seu período de trabalho, rentabilidade e outros detalhes acordados entre as partes.

Vale lembrar que estas opções vem a calhar para quem não quer se preocupar com a burocracia de abrir seu próprio negócio, porém seu salário é pré determinado e depende da empresa a qual você é colaborador , ou ao contrato que você assinou.

 

Negócio Próprio:

 

Se você optou em ter seu próprio negócio , quer ser seu próprio chefe, definir sua renda mensal , saiba que deve levar em conta os seguintes pontos:

  • estudar muito sobre o mercado, estar sempre atualizado no meio que escolheu;
  • efetuar várias tarefas ao mesmo tempo, ou seja , ter um preparo emocional para executar e ser responsável pelo seu negócio, afinal você é responsável por 100% de tudo que acontece;
  • pense bem nisso é um negócio e não um trabalho, você precisa administrá-lo;
  • ser paciente com relação ao retorno financeiro, afinal  nada  cai do céu , é preciso trabalho e um certo tempo para começar a ter um retorno do negócio.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa:

Vantagens:

A seguir vamos ver os pós e contras de trabalhar em casa, cabe a você analisar esses fatores e analisar se você se enquadra a esses tópicos positivos ou os negativos te fazem mudar de ideia:

  • Ter mais tempo com a família: isso é muito importante principalmente para quem tem filhos, quantos pais não estão presentes no dia dia dos filhos e sofrem com isso;
  • Nada de enfrentar o trânsito: isso é um ponto a favor, nada do estresse do trânsito, principalmente nas grandes cidades, e a segurança também conta , pois assaltos e acidentes podem acontecer sempre;
  • Controlar seu tempo de trabalho: isso é ótimo, porque você sabe em que momento do dia você rende mais, algumas pessoas rendem mais pela manhã, outros pela madrugada, e se você for o dono do seu negócio pode definir e ter flexibilidade nos horários de trabalho.
  • Ter uma alimentação mais equilibrada: em casa você evita restaurantes e lanches que podem não ser saudáveis, saúde acima de tudo não é? Além disso você economiza um bom dinheiro e pode investir mais em seu negócio.
  • Comodidade e conforto: se  você está trabalhando em casa, seu escritório fica a sua cara, do seu jeito, personalizado e tudo o mais. Pode até ter uma hora do cafezinho deliciosa , pois tem tudo que você gosta.
  • Tempo de sobra: trabalhando em casa sobra tempo para você se dedicar a si mesmo e a toda família. Você pode ter mais tempo para estudar e ler sobre o seu mercado de trabalho e ficar totalmente atualizado. Pode até investir em aprender um novo idioma.

Desvantagens:

 

  • Ambiente de trabalho despreparado: em casa é preciso esforço para ter seu escritório a prova de distrações, como por exemplo, telefone que toca fora de hora, barulho das crianç para quem tem filhos pequenos e outros imprevistos que ocorrem em um lar.
  • Não ter privacidade: em casa você pode ter sua privacidade invadida, isto se você não for focado no seu negócio. Parar para brincar com as crianças que invadem seu espaço, o interfone que toca e outros infortúnios do dia a dia.
  • Falta de contato social: trabalhar em casa te afasta dos colegas de trabalho, com quem você troca ideias na hora do cafezinho por exemplo, em casa , você fica mais solitário, concentrado em seu trabalho e não tem como trocar ideias com ninguém.
  • Trabalhar demais: é um risco que você corre se não se policiar e não estipular um horário de trabalho definido. Nada de varar a madrugada ainda ligado no  trabalho,prejudica sua saúde e acaba atrapalhando sua concentração no dia seguinte.
  • Nada de benefícios: trabalhando em casa , como seu chefe , sem ter vínculos empregatícios de quem trabalha de carteira assinada, você não tem férias, décimo terceiro e outros benefícios, mais se o seu negócio for lucrativo isso pode reverter não ter esses benefícios.

 

10 Dicas de trabalhos que podem ser feitos em casa:

  1. E-commerce:um campo de trabalho em crescimento e que pode ser muito lucrativo, mais no início exige um investimento que pode ser alto, depende claro dos produtos que você vai trabalhar. Lembrando que a medida que você se esforça e dedica a seu trabalho , maior a sua rentabilidade. Com o crescimento da empresa maior local para depósito de  mercadorias e com o tempo , talvez você precise alugar um depósito ou coisa parecida.
  2. Blog: ser blogueiro é um trabalho totalmente feito em casa ou pode te acompanhar onde você for, desde que haja um fonte para internet. Seu blog pode te dar renda de várias formas, sendo uma das principais a venda e divulgação de produtos digitais de terceiros. As vantagens são muitas e as probabilidades de negócios são variadas. Se mantenha atualizado e invista em quase nada para iniciar esse  negócio.
  3. Produtos Digitais: um ramo que vem crescendo muito nos últimos anos e que consiste em você produzir produtos digitais, como ebooks, vídeo aulas  ou cursos a distância. As vantagens são muitas, pois você não precisa se preocupar com a logística do e-commerce , já que depósitos ou armazenamento não existem. Você pode vender para milhões de pessoas e ir aumentando sua produção no conforto de sua casa.
  4. Afiliado de produtos digitais ou físicos: o afiliado é um intermediário entre o produtos e mercado consumidor. Ele recebe uma comissão, que varia de acordo com o produto, a cada venda realizada. Ele realiza todo o trabalho em casa, precisando apenas de um computador e uma fonte de internet.Existem várias formas de divulgar os produtos comercializados como anúncios pagos, redes sociais, envio de email marketing e outros. O ideal é que você procure um método de afiliação e estude bastante, assim conseguirá melhores resultados.
  5. Redação: outro modo de trabalho muito requisitadas no mercado, se você tem facilidade nesse campo saiba que existem várias empresas interessadas em reatores como freelancers . Crie um bom portifólio do seu trabalho e envie para empresas que fazem a intermediação entre empresas e redatores. Com o tempo seu trabalho é reconhecido e nunca faltará contratos.
  6. Consultoria: Esse tipo de trabalho visa nortear outras pessoas em determinadas áreas de suas vidas. É recomendado para pessoas que são especialistas em algum ramo, assim poderão aconselhar outros mais inexperientes. Existem algumas consultorias que podem ser realizadas em sua própria casa, como consultoria financeira para investimento, consultoria profissional e empresarial. Se você se encaixa em alguma delas pode realizar esse tipo de trabalho em casa, através do skipe, por exemplo.
  7. Aulas Particulares: se você é professor pode dar aulas personalizadas em sua própria casa, organize seu espaço e seu tempo e transforme seus conhecimentos em uma forma lucrativa de trabalho. Podem ser aulas de inglês, matemática, computação, etc. O importante é o domínio do conteúdo a ser ministrado e a dedicação ao aluno.
  8. Design: Designers também são muito procurados para transformar ideias em peças de comunicação visual. O caminho mais simples é por meio do design para web, aquele em que as peças serão utilizadas em sites, blogs, redes sociais e materiais digitais como eboos e infográficos.
  9. Tradução: Os tradutores são profissionais com domínio de, pelo menos, dois idiomas que devem saber se comunicar muito bem. Dependendo do projeto, é preciso não só traduzir de um idioma para outro, mas também saber contextualizar o que é dito ou falado. Imagine um filme em inglês com piadas locais dos Estados Unidos. Quando esse filme for traduzido para o italiano, por exemplo, o contexto deve ser adaptado a Itália. Por isso, o tradutor também deve ter conhecimentos gerais e ser um bom pesquisador.
  10. Personalização de artigos: Camisetas, canecas, almofadas e outros itens podem ser personalizados de acordo com o desejo do cliente. É preciso investir na impressora, imprimir a arte desejada nos objetos ou é possível terceirizar a impressão. Se você é um design, melhor ainda, pois poderá produzir suas próprias artes para decorar artigos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *